07 julho, 2009

lumen propheticum (dois)

Abordou o linóleo em passo pausado, embora firme. Um compasso de procissão nos silvos das solas de borracha. Inalou o bafio. Lentamente, libertou as espaldas do peso da mochila preta. Como as calças. Pretas. Como o boné. Preto. Como o sistema nervoso central. Descerrou com requinte o fecho. Tornou a inalar o bafio - cheirava a retrosarias e cobardes. Fez naufragar a mão nas entranhas da mochila. Devagar, fez surdir a Uzi entre as tenazes da mão direita.


03 julho, 2009

obituário

Por uma vez sem exemplo estou em sintonia com Luís Delgado. Sem a absurda mímica de Manuel Pinho, José Sócrates poderia ter ido ao ponto de ganhar o último debate do Estado da Nação antes das legislativas. Pinho já devia saber que a sua inclinação para o disparate só podia ser agravada por uma palermice tão militante como a de Bernardino Soares. Por outro lado, do dia em que o ministro da mão-de-obra barata, do calçado transalpino e das noites em branco capitulou sobeja um dado: a demissão fez por ele o que nenhum almofadinha do exército socialista de assessores e costureiras conseguiu fazer em quatro anos, ou seja, pôs insuspeitos algozes como Pacheco Pereira ou Lobo Xavier a isentar os chavelhos apontados à bazófia da bancada comunista, descrevendo o ministro demissionário como um dedicado Quixote que nunca percebeu que a política é um soez baile de máscaras.


02 julho, 2009

asno

A tua pomposa estultícia chega a ser comovente, Joseph: “E como há pouca crítica, pouca controvérsia, demasiados silêncios, não se separam as águas”.

“Não se separam as águas”, Joseph? Uma de três possibilidades: andas perdido, Joseph, entre a tua tão impressionante como aparentemente inútil biblioteca; és calculista como as demais hienas; és portador de um quebradiço tegumento intelectual.

Que farias, Joseph, se alguém denunciasse que tudo não passa de tratar dos teus, que os teus são tão lestos na artesania da insídia como aqueles que queres defenestrar? Porque uns e outros, Joseph, despiram em boa altura uma pele que os não levaria a lado algum. Mastigam os mesmos bifes. Roçam as nádegas nos mesmos colóquios. Houve quem arquejasse às chapadas de diligentes inspectores para que tu e os teus, Joseph, se pudessem pavonear de estúdio para estúdio, de jornal para jornal, de Bruxelas para Lisboa e de Lisboa para Londres. Mas jamais para onde importaria, Joseph.